Você conhece o R.P.G?

     A Reeducação Postural Global, ou R.P.G, é um método de fisioterapia  que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferem na estrutura. Considera que os músculos estão interligados formando cadeias musculares.  As figuras abaixo ilustram as cadeias musculares:

    

     Quando sofremos uma contusão/ dor, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dores. Por isso, criamos “compensações” para evitar o problema inicial. É o que acontece por exemplo quando torcemos o tornozelo. Para não termos dores, transferimos a descarga de peso para a outra perna e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

    Um dos principais objetivos da reeducação postural global é tratar desvios posturais, e suas dores decorrentes, através da correção das desarmonias do corpo. A técnica proporciona melhora da flexibilidade (através do alongamento de cadeias musculares), ativação dos músculos tônicos do eixo do corpo (importantes para a sustentação contra a gravidade) e melhora da consciência corporal. A reeducação postural global é indicada não somente para os que sentem dores, mas também para quem busca equilíbrio;  tratamento é indicado para todas as faixas etárias.
     Outras aplicações comuns da reeducação postural global incluem tratamento de dor nas costas e nas articulações, problemas de sono e tensões musculares. As sessões de reeducação postural global são individuais e duram em torno de 1 hora; são realizadas posturas que colocam em tensão as cadeias musculares e permitem um alongamento/ reequilibrio muscular.

        


Cristina Venere, 17.05.2011 | Categorias: Saúde


1 COMENTÁRIO


Birdie - 04.07.2011

HHIS I should have tohught of that!


DEIXE SEU COMENTÁRIO