Pilates para Homens

  Vêm crescendo o número de homens que praticam pilates; o estigma de que esta atividade física é somente para as mulheres foi quebrado.  Muitos pensam que pilates se resume à alongamento e respiração, sendo uma prática “fácil”. Na realidade os exercícios devem obedecer aos princípios: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração. Chamada inicialmente de “Contrologia”, a técnica oferece exercícios desafiadores a cada aula.

A técnica foi desenvolvida originalmente por um homem, o alemão Joseph Pilates e foi aplicada e difundida, em princípio, para atender as exigências de treinamento do público masculino. Aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Esses internos contemplavam melhor saúde e resistência física e não foram afetados pela Gripe Influenza que matou milhares de soldados em outros campos de concentração.

Os praticantes atualmente buscam saúde, qualidade de vida. A técnica fortalece músculos que muitas atividades, como a musculação, não atinge. São os músculos mais profundos, estabilizadores de nosso corpo. Estes previnem e tratam lesões – é reconhecido já o benefício da prática para quem tem dor nas costas por exemplo - , além de melhorar o desempenho esportivo.  A técnica exige um alinhamento biomecânico correto durante a execução dos movimentos, o que promove um fortalecimento muscular mais eficaz. No studio são simulados exercícios para cada prática esportiva, favorecendo um aprendizado motor funcional. Por exemplo, para a prática de golf é essencial que o praticante tenha um bom movimento de torção de tronco; para surfistas, é importante que sejam treinados exercícios de extensão de coluna e equilíbrio.  Atletas como Dave Beckhman, Tiger Woods, Sam Lamiroy,  Ben Gordonexo já descobriram os benefícios obtidos através do método Pilates.

 


Cristina Venere, 30.05.2011 | Categorias: Pilates


2 COMENTÁRIOS


Alexandre - 31.05.2011

Muito bacana! Estarei indo amanhã até o Studio para conhecer pessoalmente o espaço! abs. Alexandre Binato


Jeannie - 04.07.2011

I was rellay confused, and this answered all my questions.


DEIXE SEU COMENTÁRIO