Envelhecimento x Atividade Física x Pilates

O  número de idosos vêm crescendo no mundo e no Brasil.  Segundo dados do IBGE, no ano de 2030 o Brasil terá a sexta população mundial em número absoluto de idosos. Entretanto, isto não significa um aumento proporcional do índice de qualidade de vida nesses sujeitos. Estima-se que em 2020 ocorrerá um aumento de 84 a 167% no número de idosos com moderada ou grave incapacipade. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia afirma que a atividade física regular melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso.

Com o envelhecimento há diminuição da acuidade visual,  perda de massa muscular e óssea, o que aumenta o risco de queda e suas complicações, como fraturas e dores.  A prevalência de queixas de equilíbrio em uma população acima de 65 anos é de 85%.  Um levantamento de 2000 à 2008 da Secretaria de Saúde constatou um número 5 vezes maior de morte por quedas em idosos no estado de São Paulo.

Como o Pilates pode melhorar a qualidade de vida do idoso?

No pilates são exercitados músculos profundos, estabilizadores articulares, que promovem um aumento do controle motor e estabilidade postural. Aumenta-se a força muscular geral assim como a mobilidade das articulações. A melhora do fortalecimento e da mobilidade em extensão da coluna favorecem uma maior produção óssea, prevenindo  a osteopenia/ osteoporose. São simulados no studio exercícios funcionais, que permitem uma maior autonomia nas atividades de vida diária. Realizado por fisioterapeutas, o pilates é capaz de amenizar e tratar muitas dores, principalmente na coluna.

O envelhecimento encontra-se associado à alterações no sistema cardiorespiratório.  Ocorre aumento da massa cardíaca, as artérias sofrem alterações de elasticidade, distensibilidade e dilatação e há um aumento da pressão arterial média e redução no consumo máximo de oxigênio (VO2). Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria também indica um programa de exercícios com atividade aeróbica, como caminhar, pedalar. Pensando nisso a Clínica Vênere montou uma sala de condicionamento aeróbico, para complementar a atividade do pilates.

 


Dicas para não descuidar da saúde no aeroporto

Muito bacana essa reportagem do site terra, dê uma olhada:

http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5179928-EI16557,00-Esta+parado+no+aeroporto+Veja+dicas+para+nao+descuidar+da+saude.html