Lombalgia x Pilates

 Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos uma vez na vida todas as pessoas terão dores nas costas, seja por desequilíbrios musculares, má posturas, movimentos repetitivos, idade, tabagismo, fatores genéticis, entre outros.

A região da coluna vertebral mais acometida é a lombar, por ser uma área de grande movimentação e que suporta maior carga. A patologia mais comum é a Hérnia de Disco, sendo seus sintomas lombalgia e dores irradiada para as pernas (lombociatalgia).

Isso ocorre pela disfunção dos músculos multífidos e transverso do abdome, responsáveis pela estabilização da coluna. Essa disfuncionalidade pode ser minimizada com a prática do Pilates, através de exercícios de fortalecimento e alongamento de todo o corpo, principalmente dos abdominais e mutífidos.

Sendo assim, o método Pilates é extremamente indicado no caso de lombalgia, desde que ocorram adaptações e modificações de alguns exercícios, respeitando a individualidade de cada um.

Cláudia de Pretto

 

 


Importância do Períneo

Durante uma aula de pilates, o instrutor sempre pede para contrair o períneo, ou assoalho pélvico, enquanto expira, solicitando uma força de “segurar a urina”, ou de “imaginar entrar numa piscina bem gelada” .

Mas  anatomicamente, aonde está o períneo?  Ele localiza-se inferiormente na pelve,  sendo importante para a contenção do conteúdo abdominal, , para gestantes durante e após o parto, assim  como para o controle urinário e fecal.

Essa ativação muscular otimiza a contração de outros músculos abdominais, mais profundos, como o mm tranverso do abdomen e mm multífidos. Estes últimos são essenciais na reabilitação de dores lombares. A contração, associado à respiração, aumenta a pressão intraabdominal, favorecendo uma maior estabilidade para a coluna.

Tão importante quanto saber contrair o assoalho pélvico é saber relaxar esta musculatura. O instrutor pede durante uma aula para “relaxar” o períneo enquanto inspira, enquanto deixa o ar entrar. Temos como objetivo assim o controle dessa musculatura. Como benefícios podemos citar o tratamento de incontinência urinária, e a melhora do desempenho sexual.