Importância do Períneo

Durante uma aula de pilates, o instrutor sempre pede para contrair o períneo, ou assoalho pélvico, enquanto expira, solicitando uma força de “segurar a urina”, ou de “imaginar entrar numa piscina bem gelada” .

Mas  anatomicamente, aonde está o períneo?  Ele localiza-se inferiormente na pelve,  sendo importante para a contenção do conteúdo abdominal, , para gestantes durante e após o parto, assim  como para o controle urinário e fecal.

Essa ativação muscular otimiza a contração de outros músculos abdominais, mais profundos, como o mm tranverso do abdomen e mm multífidos. Estes últimos são essenciais na reabilitação de dores lombares. A contração, associado à respiração, aumenta a pressão intraabdominal, favorecendo uma maior estabilidade para a coluna.

Tão importante quanto saber contrair o assoalho pélvico é saber relaxar esta musculatura. O instrutor pede durante uma aula para “relaxar” o períneo enquanto inspira, enquanto deixa o ar entrar. Temos como objetivo assim o controle dessa musculatura. Como benefícios podemos citar o tratamento de incontinência urinária, e a melhora do desempenho sexual.


Cristina Venere, 01.08.2011 | Categorias: Pilates


NENHUM COMENTÁRIO


DEIXE SEU COMENTÁRIO